Formação

Masterclass

23 de Março, 15H-18H (presencial)

Preço: gratuito, sujeito a inscrição

É possível um cinema mais inclusivo?

Masterclass sobre acessibilidade na produção audiovisual
(em parceria com o Instituto do Cinema e Audiovisual e com a Acesso Cultura)

 

Introdução pela Acesso Cultura:

·    O acesso à cultura em Portugal para as pessoas com deficiência - desenvolvimentos na prestação de serviços;

·    O caso específico do cinema – o que dizem os (não) utilizadores;

 

A experiência brasileira:

·    A Lei Brasileira e a Inclusão;

·    Plano de acessibilidade audiovisual no Brasil;

·    Resultado x Impacto das iniciativas de inclusão no Brasil;

·    Experiência como produtor trabalhando a (e com) acessibilidade.

Oradores

Maria Vlachou / Acesso Cultura

A Acesso Cultura é uma associação cultural sem fins lucrativos que promove o acesso - físico, social, intelectual - à participação cultural. Fundada em 2013, conta actualmente com 118 membros activos (profissionais da cultura e organizações culturais). A Acesso Cultura organiza cursos de capacitação, seminários e debates, abertos aos profissionais do sector cultural e a todas as pessoas interessadas com o propósito de reflectir em conjunto sobre questões ligadas à acessibilidade. É responsável pelo website Cultura Acessível, atribui Prémios, organiza a Semana Acesso Cultura, publica estudos e presta serviços de consultoria.

 

Leonardo Edde

Sócio fundador da Urca Filmes, com mais de 20 anos de experiência como produtor e diretor. Engenheiro com pós-graduação em Management, Produção Executiva e Direito do Entretenimento, é responsável pela produção e realização de dezenas de filmes e séries, entre os quais: “Tropa de Elite 2”, de Jose Padilha; “O Filme da Minha Vida”, de Selton Mello; “Os Desafinados”, de Walter Lima Jr; “O Mamute Siberiano”, de Vicente Ferraz; “O Engenho de Zé Lins”, de Vladimir Carvalho; e produtos seriados como “Equador” baseado na obra de Miguel de Sousa Tavares. Leonardo é hoje Presidente do SICAV (Sindicato da Indústria Audiovisual), representante do Brasil na FIPCA (Federação Ibero-americana de Produtores Cinematográficos e Audiovisuais), tendo ministrado aulas na Fundação Getúlio Vargas e na Academia Internacional de Cinema. É jurado do Banff World Media Festival e do Emmy Internacional. Conta com os cursos Creative Producers (Producer’s Guild of America) e Compliance (Firjan/IEL) como formação complementar..

 

Danielle Franco

Founder e CEO da empresa de negócio social Acensia Acessibilidade. Graduada em Ciências Contábeis, Gestão de Recursos em Humanos, MBA em Gestão de Rádio, TV e Cinema, Pós-graduada em Desenvolvimento Humano e Neurolinguística, Empreendedorismo e Negócio Social, especialista em Coaching executive e gestão de projetos. Com 15 anos de carreira na área de gestão humana em grandes corporações no setor de recursos humanos. Atuante há 10 anos no mercado de acessibilidade audiovisual, comunicação, tecnologia assistiva, experiência em gestão, produção executiva de projetos de acessibilidade audiovisual, cultural e comunicacional, gerenciamentos de projetos, consultoria e desenvolvimento social. Atualmente CEO da empresa Acensia Acessibilidade, um hub de soluções de acessibilidade para o mercado audiovisual e corporativo.

 

Inscrição

Formulário de inscrição

Workshop

03 de Abril, 10H30-12H30 (presencial), +12 anos

Preço: 7€

As mãos também falam!

Workshop de introdução à Língua Gestual Portuguesa
(em parceria com a Associação Cultural de Surdos da Amadora)

Ao longo destas 2h de workshop ficará a saber mais sobre a história, os mitos, a cultura, a identidade e o quotidiano da Comunidade Surda. Aprenderá também alguns gestos que permitirão iniciar uma conversa com uma pessoa Surda.

Inscrição

Link para Inscrição

Workshop

2 de Abril, 10H30-13H (presencial), +16 anos

Preço: 14€

Luz, Telemóvel, Ação!

Como fazer um filme com o smartphone
(em parceria com a Academia Gerador)

O smartphone é cada vez mais uma ferramenta útil e acessível que nos permite contar histórias e, também, realizar filmes sem grandes meios e recursos. Neste workshop prático de 2h30, vamos, em conjunto, explorar as capacidades deste equipamento e aprender a recorrer à imaginação para a criação de vídeos e conteúdos digitais.

Objectivos:

- Pensar criativamente utilizando o telemóvel;

- Passar da ideia à concretização de um filme;

- Aprender a utilizar as ferramentas e equipamentos disponíveis no smartphone para captação vídeo (filmagens);

- Realizar um minifilme de forma rápida, intuitiva e cativante.

 

Materiais necessários:

·    Smartphone

Formador

Nuno Gervásio é criativo e argumentista. Tem-se especializado em storytelling digital, na criação e realização de conteúdos mobile, tanto em fotografia como em vídeo. É responsável e programador do Shortcutz Lisboa. Colabora com os festivais MOTELX e  MONSTRA. Realizou o  documentário "111 Anos e 10 Dias" (2018).

Academia Gerador

O projeto de educação do Gerador dedicado ao ensino, investigação e sustentabilidade. O Gerador é a plataforma independente de jornalismo, cultura e educação. 

 

Inscrição

 

Formulário de inscrição