Videoarte
Videoarte esteve disponível para visualização nos dias 1, 2 e 3 de Março.
Período Azul
de Mané Pacheco
2018 | Vídeo HD | Portugal | 11:45 min. | sem som
A revisitação de obras icónicas de ‘grandes mestres da arte’ (do séc. XX ao presente) por ordem não necessariamente cronológica é centrada na cor azul, ponto de partida para a narrativa que se desenrola (literalmente) sobre um rolo de papel. Este é, sucessivamente, rodado/desenhado/rodado, num movimento mise en abîme que reproduz materialmente o loop imaterial da imagem.
A construção de imagens icónicas (e irónicas) faz-se, inicialmente, a partir das ferramentas tradicionais do desenho/pintura, media em que vão sendo substituídos por objetos domésticos/íntimos, culminando numa sugestiva masturbação.
O loop reformula o significado das ações e dos objetos convocados. O efeito de espelho entre o loop e o seu reflexo sublinha a repetição (sistemática) de uma tendência (sistémica) nos momentos significativos de transição na arte ocidental, assinalando a constante nas convenções substituídas e substituintes. A página volta sempre a ficar em branco: pronta a ser reescrita.
Vídeo finalista LOOPS — Festival Temps d'Image 2018
Mané Pacheco é licenciada em Arte Multimédia (com especialização em Performance e Instalação), tendo sido distinguida com a Bolsa de Mérito 2009/10 da Universidade de Lisboa e com o prémio BPI/FBAUL 2010. É também licenciada em Saúde Ambiental e pós-graduada em Design Urbano e Arte Pública. Esta formação continua a ser uma grande influência no trabalho que produz, onde explora a relação entre o homem e o meio ambiente, invocando frequentemente a sexualidade de um ponto de vista fisiológico/biológico e sociológico.